Força Aérea da Líbia está destruída, diz militar britânico

23/03/2011 15:25

As forças aliadas destruíram a Força Aérea da Libia e estão voando "impunemente" sobre o espaço aéreo líbio, atacando tropas em solo onde quer que elas estejam ameaçando populações civis, disse nesta quarta-feira (23) o vice-marechal-do-ar britânico Greg Bagwell.

"Estamos aplicando pressão sustentada e ininterrupta sobre as forças aéreas líbias", disse ele.

"Efetivamente, a força aérea deles não existe mais como força de combate, e seu sistema de defesa aérea integrada e as redes de comando e de controle estão tão destruídas ao ponto que podemos operar quase impunemente sobre a Líbia."

Ele afirmou que espera "algumas mudanças" na estrutura de comando das tropas aliadas, mas disse que as operações iriam continuar de modo semelhante.

Uma coalizão chefiada por EUA, Reino Unido e França bombardeia desde sábado as forças leais a Kadhafi na Libia, dois dias depois de terem recebido o sinal verde do Conselho de Segurança da ONU.

O objetivo é impedir que Kadhafi ameace civis, ao reprimir a rebelião que tenta tirá-lo do poder desde 15 de fevereiro.

Os combates entre as forças armadas líbias e os rebeldes sediados em Benghazi provocaram milhares de mortes, jogaram o país em uma guerra civis e causaram uma crise humanitária, segundo a ONU.

Fonte: Globo