Parlamento aprova instauração do estado de emergência no Iêmen

23/03/2011 15:30

O parlamento iemenita aprovou nesta quarta-feira (23) a declaração do estado de emergência no país, onde o presidente Ali Abdallah Saleh está cada vez mais isolado em meio às massivas manifestações pró-democracia.

Ao todo, 164 dos 165 deputados presentes votaram a favor da medida, proclamada no dia 18 de março pelo presidente, depois do massacre de 52 manifestantes em um ataque perpetrado por defensores do regime.

O parlamento iemenita tem 301 membros, mas todos os deputados da oposição e os independentes boicotaram a sessão, assim como integrantes do Congresso Popular Geral (CPG) que renunciaram para protestar contra a repressão.

O presidente iemenita disse na terça que só vai entregar o poder após organizar eleições parlamentares em janeiro de 2012, recusando-se a deixar o governo sem saber quem vai sucedê-lo, disse o secretário de mídia do governo e aliado de Saleh, Ahmed al-Sufi.

"O presidente Ali Abdullah Saleh disse que vai entregar o poder através de eleições (parlamentares) e da formação de instituições democráticas ao final de 2011 ou janeiro de 2012", informou o secretário.

Fonte: Globo